Ir para conteúdo

Agora, nem ontem nem amanhã

Hoje vi um cartoon – não lembro exatamente, mas acho que era do Calvin e Haroldo – em que um dos personagens perguntava para o outro: “Qual é o seu dia preferido?” Ao que o outro respondia: “Hoje. Hoje é sempre o meu dia preferido”.

Não é gracioso?

Agora, perceba: para onde você tem olhado? O que está acontecendo neste exato momento?

Tudo o que você percebe, tudo o que você decodifica, na verdade, depende da estrutura condicionada, apreendida. Sem que isso ocorresse, nós estaríamos sempre no hoje, para não dizer – por enquanto – “no agora”.

Pegando esse gancho, e seguindo o embalo dessas graciosas surpresas que o mundo virtual nos proporciona de vez em quando, também vi, há pouco, um vídeo que retratava a relação dos animais com a morte; e ficou claro que, basicamente, eles não têm consciência da morte. Isso não é incrível? Como seria a sua vida se você não tivesse consciência da morte?

O leão foge do perigo iminente, mas não está pensando sobre a morte. No momento em que é capturado, ele não pensa: “Estou morrendo!”. Aos animais falta um elemento, que é o centro de todo sofrimento humano: eles não se pensam.

Você tem tentado administrar o aparente enredo sem se voltar à raiz da questão. Aqui, portanto, a proposta é irmos direto ao assunto, direto ao ponto: a raiz de todos os problemas é o “eu”. Enquanto houver um “eu”, haverá o ontem e o amanhã; o nascimento e a morte.

Contemple: sem acesso ao conteúdo do ontem ou às projeções do amanhã, quem é você? Essa não é uma pergunta banal, investigue! A morte é inevitável, entretanto, saber quem você é faz com que você não morra. Mas não olhe nem para o passado nem para o futuro para encontrar a resposta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: