Ir para conteúdo

A blusa da cebola esconde nada

Já descascou uma cebola? A cebola tem camadas sobre camadas. Mas se você busca o caroço da cebola, não encontra. São apenas camadas e camadas. Camadas mais duras, externas; camadas muito tenras, internas. E no centro de todas as camadas não tem nada. Essa é uma metáfora bastante representativa para elaborar o que significa, verdadeiramente, autoconhecer-se.

Aprendemos a ser alguém, alguma coisa. Aprendemos. De tal maneira que fica difícil desvencilhar-se desse aprendizado para ver a nossa verdadeira natureza. No entanto, só tem uma maneira de encontrar a si mesmo: debaixo de todas as camadas, apesar de tudo o que lhe foi ensinado, quem é você?

Para conhecer a si mesmo, essa deve ser a sua derradeira indagação. Pergunte-se e contemple. E a cada resposta gerada, observe se há pacificação – ou você ainda está preso em conceitos e sensações?

A mente contém infinitas respostas para a pergunta “Quem sou eu?”, mas todas elas tão superficiais quanto a blusa que você está usando para a sua pele. Se você desvestir a blusa, nada acontece ao seu corpo. Não há dor. Não há perda. Apenas o abandono de algo, cuja função é bem específica, mas sem nenhuma relação com o seu corpo.

Aplique essa analogia para refletir a respeito de quem você é.

Você está vestindo conceitos que, aparentemente, dentro de um determinado contexto, protegem-no. Mas os conceitos não têm nenhuma relação com aquilo que você é. Os conceitos são como as camadas da cebola.

Investigue! Ser homem ou mulher, advogado ou professor, jovem ou velho, rico ou pobre, brasileiro ou irlandês… o que quer que seja que você possa dizer a respeito de si mesmo não passa de um conceito, de uma camada.

Para autoconhecer-se, você deve ir além de todas as camadas. Você é aquilo que está no centro de tudo, intocado por qualquer conceito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: