Ir para conteúdo

A história da mentira e o passageiro no agora

Tudo o que a mente diz que você é só existe na mente. Equivocadamente, é a mente que regula as relações; é ela que dita o que os objetos são e, desse modo, tudo acontece de acordo com a sua perspectiva. Isso é olhar para fora.

Se olha para dentro, vê que todas as relações são relativas. Nenhuma relação pode ser determinante. Se você não corrobora com a mentira, com a história contada pela mente, as relações se purificam.

Uma relação determinada pela mente é um contrato. Sem os critérios da mente, as relações ocorrem pelo valor que apresentam, não pelo ganho. E, não esqueça, a essência que todos os acontecimentos carregam em si deve ser respeitada: tudo é passageiro.

Desde a Consciência, as relações são renovadas a cada dia, a cada instante. Desde a mente, não há renovação. E dessa forma as relações minguam e permanecem “ativas” apenas pelo que foi determinado ontem.

No entanto, quando você não está ancorado no tempo, nos contratos, tudo é sempre novo. E não pense que essa seja a permissão para agir irresponsavelmente. A atenção deve ser ainda maior, pois as relações não estão regidas por contratos, senão pela ação sincera, gerada no momento presente.

Se não há renovação, há desgaste. E se há atenção, o desgaste não é um desgaste, é reconhecido como mudança, transformação. Nada é o mesmo. A cada instante, tudo muda.

A vida não está nem um pouco preocupada com os contratos, ela se renova naturalmente. Ela não para. A existência não pensa o mesmo que você pensa e preocupa-se com. A observação não se preocupa. Preocupação, como a própria palavra diz, é ocupar-se com algo que não existe agora. E com o agora você não se pré-ocupa, se ocupa.

Ocupar-se é renovar, é estar presente. Veja: sem a mente, o que é necessário agora?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: