Ir para conteúdo

Vai e vem: pessoa é farsa

Você pensa que é uma pessoa. Pensa, inclusive, que é uma “pessoa de bem”. Sim, porque é muito raro que alguém se autodefina como “maligno”. Até mesmo os mais podres políticos juram de pés juntos que servem “ao bem da nação”.

Ou seja, no fundo, todo o nosso contexto social é falso, não passa de uma mentira.

Mentira é aquilo que é transitório, que passa. É por isso que nasce – para alguns – a sede pela Verdade. E é por isso que estamos aqui.

Aquilo que passa não é verdade. Hoje você diz para alguém: “Eu te amo” e amanhã isso já não faz o menor sentido; logo, é mentira. De repente, você chuta uma pedra, olha para o lado e não compreende quem é esse que está do seu lado ou o que ele está fazendo na sua casa, na sua cama. Aquele que ama, aos poucos, vai desamando – até que se torna impossível dormir, comer, morar sob o mesmo teto. A propósito: se é possível desamar, não é amor.

No entanto, se permanece no centro, mesmo no auge de uma paixão, é possível experienciar o momento de uma maneira completamente distinta. Sem nenhum contrato ou ilusão: as coisas vêm – porque é da natureza delas virem – e vão. Com a mesma naturalidade, aquilo que vem, vai.

Mas, culturalmente, adquirimos enorme facilidade em nos apegar e gritante dificuldade em desapegar. Aqui, portanto, estamos para ver quão transitórias as coisas são. Para notar como todos os acontecimentos são periféricos, externos a você. E é nesse ambiente que se revela possível despertar para aquilo que verdadeiramente somos, para a Verdade, ela mesma.

Investigando a Verdade e a mentira, quando o derradeiro desapego surgir, você há de estar tranquilo, pois o desapego já aconteceu. Não há nada a perder, pois não há quem perca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: