Ir para conteúdo

A incerteza da mente e a sabedoria

A sua mente está cheia de histórias, de conhecimentos, de conceitos, que não servem para nada. Sendo assim, é até indecente que você venha a satsang para absorver algo.

Todo o papel desse encontro implica em remover o conteúdo da mente, não estamos aqui para adquirir conhecimento. É a mente que vem adquirir conhecimento, mas não tem nada para ela aqui.

Você não vai ficar melhor adquirindo mais conhecimento, adquirindo mais informações ou dominando algumas técnicas. Isso não tem nenhum valor! O que realmente importa é que você descubra aquilo que não morre, porque todo o resto pode ser perdido.

Conhecimento adquirido – que, na verdade, não passa de memórias – pode ser perdido. Quando você envelhecer, o que pode acontecer com toda a sua memória? Terá como mantê-la intacta ou irá perdê-la?

Cientificamente, o cérebro humano trabalha como se fosse um mecanismo; enquanto houver energia, circulação de sangue, oxigênio, ele tem uma certa memória e atua com essa memória, com essas sinapses – que são poucas, de verdade. Dizem que Einstein usava 10% de sua capacidade cerebral, o que dizer de nós?

Mas, aqui, a questão não é adquirir conhecimento, é descobrir quem você é. E para descobrir quem você é, é preciso passar pelo obstáculo da mente. Pois a sua mente pensa que sabe quem você é. E ela crê de tal maneira que se torna um obstáculo, porque o que quer que seja que você saiba, é empecilho para realmente saber.

Para compreender, para ver quem você é, você precisa abandonar tudo o que a mente diz. E isso é tão radical que é uma minoria, no universo da humanidade, que pode acessar. Não por incapacidade do mecanismo em si, mas porque implica em tremenda gravidade se expor à radicalidade de abandonar tudo o que você “sabe”. Afinal, qual é a mente que gosta de viver em insegurança, em incerteza? Mente, basicamente, é certeza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: