Ir para conteúdo

A raiz do corpo não é sua mãe

Participante – Tenho uma questão: sinto muita dificuldade de desidentificar-me da minha mãe. O que devo fazer?

Onde está a sua mãe agora?

Participante – No Chile.

Onde está o Chile? Veja como a mente propõe problemas.

O corpo está acessível diretamente, agora, para que o note. E quando o nota, está implicada a realização de que você não é aquilo que você observa. O corpo está aqui, você pode acessá-lo diretamente. Mas onde está a sua mãe? Por acaso ela está aqui?

Se você observa, o seu corpo não diz que ele é você, ele não está identificado com você, é você que está identificada com o corpo. O corpo pode, inclusive, gerar sabedoria para que você se dê conta de que todo esse conto se passa na sua mente, não no corpo.

O corpo não pensa que você é ele, e a ele pouco importa. É um mecanismo fechado, que sente. E para manter-se sentindo, processa oxigênio, comida, água… E tudo isso de uma maneira muito independente, automática. Você não precisa pensar em respirar, nem fazer com que o coração complete a sístole e a diástole em tempo hábil. Você simplesmente não tem que pensar nisso.

O que quero dizer é que a sua mãe está na sua mente. E, claro, identificar-se com ela é secundário, não é primário. Esse não é o problema. Veja, se tem uma árvore que não lhe agrada no seu jardim e toda primavera você poda seus galhos, o que acontece na primavera seguinte? Os galhos voltam. Para livrar-se da árvore, você precisa remover a raiz.

Qual é a raiz dessa identificação com a sua mãe? Qual é a identificação primordial? É com o “eu”. Sem um “eu”, não há mãe. É o “eu” que tem mãe. Estar identificada com a mãe é como um golpe para que você não olhe para o principal. Note, a priori, que a identificação é com uma entidade imaginária, mente-dependente.

Um comentário em “A raiz do corpo não é sua mãe Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: