Ir para conteúdo

A idade do agora e o silêncio alienado

Como é que você pode se basear em um calendário para saber que idade você tem? A mente é conteúdo externo, é tudo o que está do lado de fora. Note! Você diz que tem 60, 40 ou 30 anos porque o calendário diz, porque a sua mãe diz, porque o seu pai diz, porque a cultura diz, porque a sociedade diz, porque todos dizem, não é porque você sabe. Não é você que está dizendo.

Aliás, se verificar, bem no fundo, você não diz nada. O curioso é que estamos alienados desse “nada a dizer”; a maioria das pessoas está totalmente identificada com dizer tudo o tempo todo. Estamos aqui para resgatar uma conexão com esse “lugar” que diz nada, que é radical porque rompe completamente com o domínio da mente.

Quem diz que você tem 60 anos é a sua mente – por meio do calendário, do outro, da certidão de nascimento, do documento de identidade, da cultura, da sociedade, da família. Tudo isso é mente! E isso é dado a você.

Você nasce sem mente, você não sabe quem é o seu pai nem a sua mãe, você não sabe que você é brasileiro… e logo começam a dizer “quem você é”.

A primeira coisa que fazem para que você se identifique é dar um nome a esse “você” que está por ser construído. Eles repetem: “João, João, João…” e, no começo, o bebê não identifica, mas depois começa a reconhecer os sons e associar, passando a atender àquele som, ainda sem conteúdo. Os nossos cães funcionam da mesma forma e ganham um biscoito cada vez que atendem corretamente.

Então pergunto: será que já não está na hora de rasgar o calendário e buscar uma resposta genuína quando perguntarem a sua idade? Quem é você? Você tem idade? Que idade você tem agora?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: