Ir para conteúdo

O invisível e a inexistência do aparente

No contexto de Satsang, não estamos lidando com a aparência do outro, mas sim com a nossa própria. Você é quem aparenta ser para você?

A verdadeira liberdade não é ser livre para fazer o que quiser ou fazer aquisições capitalistas, a verdadeira liberdade é estar livre da aparência que você tem de si, é ser livre de quem você pensa ser.

Por isso, quietude é fundamental. Você tem que fechar os olhos por um instante para diminuir o impacto da aparência sobre a sua existência. Tem que haver um momento em que você não se liga ao que aparece na tela da mente como pensamento.

Digamos que você pudesse se relacionar com os seus pensamentos como se eles fossem nuvens no céu… Você segue as nuvens no céu? Elas desaparecem, não duram muito. Observe uma nuvem e veja: ela se modifica. Mesmo quando muito nublado, nota-se, há movimento. E de repente, surpreendentemente, tudo fica azul.

Encare, então, na tela dos pensamentos – da mente –, os momentos de turbulência como uma tempestade. Há diferença entre um céu sem pensamentos e um céu carregado de pensamentos.

Mas o que está implicado aqui não é afastar os pensamentos, é não dar tanta atenção a eles. Por que se importa tanto com o que você está pensando se talvez nem seja você que esteja pensando?

Namore com isso. Note! A condição em que nos encontramos, em termos gerais, não é leve, portanto é preciso ter acuidade e comprometimento para com a Verdade.

A pressão da mente para manter as aparências, inclusive a de quem você pensa ser, é potente; ela não quer que “você” desapareça, porque se ela desaparecer, perde a sua função. Ou, melhor dizendo, torna-se apenas – maravilhosamente – funcional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: