Ir para conteúdo

Nem isso, nem aquilo

Para saber quem você é, é possível ler a seu respeito em algum livro? Na verdade, não. Há muitos livros que falam de “você”, mas não passam de apontamentos. E não falam de você exatamente, pois do que você realmente é, é impossível falar.

Nesse sentido, até o conhecimento fundamental é intermediário e não serve para uma experiência direta. Na experiência direta não existe intermediário, não existe alguém que esteja entre você e o objeto de conhecimento. Por isso, proponho que esteja atento e olhe para onde está sendo apontado.

Se pergunto “quem é você?”, do ponto de vista comum, o que terei como resposta? Qualquer pessoa dirá, primeiramente, um nome – “Eu sou a Maria”. Existe uma identificação profunda com o nome. Isso é simples de entender, assim como é simples entender a afirmação seguinte: você não é o seu nome.

Mas dizer isso para alguém, no nível de compreensão do senso comum, é como não dizer nada. Ele não vai entender. Então, veja: o conhecimento do qual estamos nos aproximando não tem nada a ver com o senso comum. É um senso absolutamente incomum. Por isso é preciso lidar muito atentamente com esses apontamentos.

Questione-se: Você é o seu nome? Você é mulher ou homem? Você é o seu corpo?

Para um médico – por mais alto conhecimento técnico que possa ter a respeito de qualquer que seja sua especialização –, você é o corpo. Ou seja, ele tem um aprendizado profundo num determinado campo e completa ignorância a respeito do essencial.

Portanto, para saber quem você é, é preciso afastar-se completamente do conhecimento aprendido. De todo o conhecimento aprendido. Todo! Tudo o que você aprendeu ontem não serve para saber quem você é. Estamos aqui para ver exatamente isso, para ter a máxima clareza que de nada serve absolutamente nada que a mente postula.

Isso já seria o suficiente. Mas como duvido que a sua mente vá aceitar abandonar a si mesma em prol de algo que desconhece, apenas mantenha-se atento a tudo aquilo que você não é. Isso estará lhe aproximando de quem você é.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: